Tratamento para Depressão

tratar-depressaoTratamento para depressão hoje é uma necessidade para muitos, veja o porquê. A depressão é uma doença psiquiátrica, de caráter recorrente, que se caracteriza principalmente por causar alteração de humor, energia e da capacidade de sentir prazer.

É comum a depressão vir associada a sentimentos como dor, amargura, desesperança, culpa e baixa autoestima, ainda que não haja causa aparente.

Trata-se de uma doença incapacitante que atinge mais de 350 milhões de pessoas pelo mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Só no Brasil, uma em cada dez pessoas são depressivas.

Apesar de todo o conhecimento médico a respeito, a doença ainda carrega estigmas que dificultam o diagnóstico precoce e o tratamento.

Crenças infundadas e preconceituosas de que o quadro se deve a falta de força de vontade, fraqueza ou falta de fé, contribuem para que os indivíduos com depressão demorem para aceitar o problema e procurar tratamento adequado.

Mas o preconceito deve ser deixado de lado: essa é uma doença séria, que deve ser tratada e acompanhada por um profissional qualificado, o que ajudará a evitar complicações psicológicas e físicas ainda mais graves.

Sintomas

Os principais sintomas da depressão são a anedonia (menor capacidade em sentir prazer em atividades), o humor deprimido na maior parte do tempo e a redução de energia (fadiga constante).

Além destes sintomas, também podem ocorrer alterações do sono (insônia ou sonolência excessiva) e do apetite (com perda ou ganho de peso).

Também são comuns sentimentos de culpa e de inutilidade, dificuldades de concentração e memória, redução da libido e baixa autoestima.

Em casos de depressão grave o paciente pode apresentar desejo de morte ou ainda querer tirar a própria vida, podendo vir a cometer suicídio.

Tratamento para depressão

O tratamento para depressão é sistemático e deve ser realizado por um profissional especializado. Quando se trata de um quadro leve, o paciente pode apresentar melhora significativa somente com a psicoterapia.

Caso o paciente tenha depressão moderada ou grave, geralmente com impacto negativo na sua vida pessoal, social e profissional, a indicação de tratamento é o conjunto de psicoterapia e medicamentos, para tirar o paciente da crise em que se encontra e eliminar os sintomas da doença.

Além disso, parte fundamental do tratamento consiste na prevenção de novos episódios depressivos, que podem vir a ocorrer após um primeiro episódio. Alguns pacientes precisam realizar tratamentos de manutenção e preventivos durante anos ou pela vida inteira, para evitar novos episódios de depressão. Justamente por isso, o acompanhamento junto a um profissional é fundamental.

Para tratar a depressão, consulte um médico numa clínica especializada em Curitiba, como a Apoio Clínica, garantindo o atendimento adequado, o diagnóstico e tratamento corretos à doença, com obtenção de melhores e mais expressivos resultados.