5 Filmes sobre Transtornos Psicológicos

Basta uma rápida leitura das sinopses de filmes aclamados pela crítica e público para notar que os transtornos mentais são temas recorrentes no cinema, seja o hollywoodiano ou obras alternativas. Também pudera: ao retratar a realidade, o cinema acaba por trazer à tela temas e patologias psicológicas comuns da população mundial, como a depressão, ansiedade e transtorno bipolar.

O diferencial é que o cinema acaba por descomplicar esses temas, ajudando o espectador a entendê-los e também a reconhecer sinais e sintomas, abrindo uma oportunidade para entendimento por parte do público e algumas vezes para identificação de um problema parecido.

O audiovisual tem o poder de provar que o transtorno mental não é algo alheio ao seu universo e que pode acontecer não somente consigo, mas a pessoas próximas e queridas, trazendo o tema mais próximo à realidade, auxiliando no processo de busca por tratamento especializado.

A representação de transtornos psicológicos no cinema acontece desde o século XX, ajudando a iluminar e desmistificar doenças psicológicas, ainda que sob o viés do drama ou comédia, mostrando que o valor de um filme não está necessariamente na fidelidade com que os sintomas de determinado transtorno psiquiátrico são retratados. Essas patologias podem ocorrer com qualquer pessoa, como é o caso de Lars von Trier, diretor de cinema, que já declarou sofrer de depressão. Confira abaixo alguns filmes que retratam transtornos psicológicos.  

1. Uma Mente Brilhante (2001)

Baseado na biografia do matemático e Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, John Nash, o filme é um dos exemplos da representação da esquizofrenia no cinema. O protagonista, muito introvertido e pouco inclinado a demonstrar emoções, enfrentava a doença e ouvia vozes. Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme em 2002.

2. Veronika Decide Morrer (2009)

Uma das obras que representa a depressão no cinema, o filme conta a estória de Veronika. O filme é baseado no livro de mesmo nome do escritor brasileiro Paulo Coelho. Veronika não aceita viver uma vida sem sentido e decide se suicidar, mas as coisas não acontecem como planejado.

LEIA TAMBÉM  O que fazer para amenizar a crise de ansiedade

3. O Lado Bom da Vida (2012)

Adaptação do romance de mesmo nome, esta obra faz parte da lista de filmes sobre transtorno bipolar. Ela trabalha com o tema de forma leve, apresentando ainda personagens com TOC e compulsão sexual durante a trama. Jennifer Lawrence levou o Oscar de Melhor Atriz em 2013 por conta de sua atuação.

4. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Riggan Thomson é um ator famoso por ter interpretado o papel de um super-herói no passado. Tentando recuperar a fama, Riggan resolve montar uma peça na Broadway, mas o conflito entre o personagem interpretado no passado e seu novo objetivo o leva a um quadro de esquizofrenia. Vencedor do Oscar de Melhor Filme e do Globo de Ouro de Melhor Ator em 2015.

5. Sniper Americano (2014)

O filme de Clint Eastwood é baseado na história real do atirador de elite Chris Kyle, responsável por pelo menos 160 mortes no Iraque. Ao retornar da guerra, ele tem dificuldade em se reinserir na sociedade devido a uma crise de estresse pós-traumático.

 

>> Suicídios poderiam ser evitados com o diagnóstico e tratamento corretos

>> Simone Biles revela uso de medicamento para tratar TDAH