5 Sintomas menos conhecidos de Ansiedade

Vivemos cada vez mais estressados, acumulando várias atividades nos planos pessoal e profissional. Não é à toa que a ansiedade é um dos transtornos mentais mais comuns da atualidade.

Contudo, sentir-se ansioso ocasionalmente não é motivo de alarme: a ansiedade em algumas situações é comum, até saudável. Ela passa apenas a ser uma doença quando domina todos os espectros da vida do indivíduo, impedindo-o de vivê-la normalmente. Se é o seu caso, procure por psicólogos em Curitiba: junto com um psiquiatra, eles encontrarão o melhor tratamento para a doença.

Alguns sintomas da ansiedade são muito conhecidos, como problemas gastrointestinais, dores de cabeça e um nó persistente na garganta que dificulta a deglutição e a respiração. Porém, a doença tem outras consequências físicas pouco conhecidas, mas ainda assim muito perigosas.

Sintomas de ansiedade

mulher com a mão na testa enquanto olha um termômetro com um cachecol enrolado no pescoço1. Baixa imunidade

Quem tem ansiedade fica doente constantemente. Gripe e sintomas de infecção urinária frequentes são comuns entre pessoas com a doença. Você fica doente frequentemente sem nenhuma causa fisiológica aparente? Procure psicólogos em Curitiba: pode ser um dos sintomas de ansiedade.

2. Erupções cutâneas

A ansiedade sobrecarrega o organismo. Entre as consequências disto estão o aumento do funcionamento das glândulas sebáceas. Além disso, um dos sintomas de ansiedade é o suor excessivo (sudorese) durante as crises, que também prejudica a pele. Isto a torna mais propensa a inflamar-se, causando as erupções cutâneas.

mão segurando copo de bebida alcoolica e cigarro ao mesmo tempo3. Comportamentos de risco

Muitas pessoas ansiosas usam certos hábitos, como o tabagismo e o consumo de álcool, como suporte emocional. Por outro lado, estes comportamentos de risco também podem ser um sintoma da doença: pessoas ansiosas são mais propensas a ter hábitos nocivos, como fumar, beber em excesso e comer mal. Além disso, estes hábitos aumentam as chances de desenvolver diversos tipos de câncer.

LEIA TAMBÉM  OMS afirma que consumo de drogas causa 500 mil mortes anuais

4. Problemas hormonais

O stress do organismo faz com que as glândulas tenham o funcionamento alterado. O cortisol, por exemplo, é produzido em excesso durante as crises. Assim, fique atento: desequilíbrios hormonais sem motivo aparente podem ser um dos sintomas de ansiedade.

5. Despersonalização

Em caso de dor muito forte, o indivíduo pode desmaiar. É uma defesa natural do cérebro, com o objetivo de poupar o indivíduo do sofrimento.

A despersonalização é um dos sintomas de ansiedade que também tem esta função. Ela faz com que a pessoa sinta-se desconectada da realidade, como se não fosse si mesma: ela raramente expressa emoções, pode sofrer amnésia e sentir-se desconectado do próprio corpo, por exemplo. É uma defesa do corpo quando o indivíduo enfrenta situações de muita ansiedade.

 

>> Como o Exame de Sangue pode ser útil no Diagnóstico e Tratamento para Depressão

>> OMS afirma que consumo de drogas causa 500 mil mortes anuais