A relação entre o consumo de álcool e o suicídio

O suicídio é uma questão que assola a humanidade há milênios. O primeiro registro escrito que trata sobre essa questão foi encontrada no Egito Antigo, entre 2280-2000 anos antes de Cristo.

Apesar de ser uma questão antiga, infelizmente ainda existem muitas ideias pré-concebidas que não auxiliam a sociedade a compreender os fatos sobre o suicídio.

Por isso, muitas vezes nos deparamos com alguns mitos ou não temos as condições necessárias para apreender alguns comportamentos comuns de pessoas que estão pensando em tirar a própria vida.

Para contornar isso não há outra solução: precisamos nos informar e tentar entender um pouco mais sobre o assunto.

E aqui na Clínica Apoio você conta com algumas informações valiosas que irão ajudar a compreender mais.

Sugerimos que você leia o texto “Suicídio: avaliação de risco, mitos, fatos e tratamento midiático”.

Álcool e suicídio

O mês de setembro é utilizado no mundo todo para chamar a atenção da sociedade para a questão do suicídio por meio da campanha Setembro Amarelo.

Por isso, trazemos hoje uma notícia sobre a relação do consumo do álcool e o suicídio.

“O suicídio é um tema que, apesar de delicado, merece ser discutido. Até porque em 90% dos casos ele pode ser prevenido. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade São Paulo (USP) estudaram um fator bastante associado a esse problema: o consumo de álcool.

Eles analisaram os exames toxicológicos de 1 700 pessoas que se mataram entre 2011 e 2015 na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados do Instituto de Medicina Legal.

Resultado: 30,2% das amostras acusava algum grau de teor alcoólico no sangue. Entre os homens, a porcentagem chegou a 34,7%. Ou seja, aproximadamente um terço das pessoas que tiraram a própria vida havia ingerido pelo menos alguns goles momentos antes desse ato.”

LEIA TAMBÉM  Psiquiatra explica funcionamento do lado primitivo do cérebro humano

O trecho desse texto foi retirado do site Saúde e Escrito por Maria Tereza dos Santos. Para lê-lo na íntegra, basta clicar aqui.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Transtorno Bipolar: o drama de cada um

>> Descubra os sinais da ansiedade no dia a dia

>> Bebida Alcoólica antes dos 18 anos: entenda quais são as consequências