Bebida Alcoólica antes do 18 anos: quais as consequências

O texto que segue faz parte do Manual de Orientação do Departamento Científico de Adolescência

“Considerando a adolescência como uma fase vulnerável à aquisição de hábitos, os quais podem se tornar duradouros ao longo da vida, este documento tem por objetivo descrever a prevalência do consumo de álcool entre adolescentes brasileiros, sua importância na saúde destes adolescentes e alertar os pediatras, pais, professores e adolescentes para a importância da prevenção de seu consumo nessa fase da vida”.

Em seus objetivos, o texto do manual deixa uma mensagem clara: “Um ponto é inquestionável no que diz respeito ao consumo de álcool por adolescentes: quanto mais precoce o início de uso, maior o risco de surgirem consequências graves a curto e longo prazo. Os profissionais que lidam com este tema devem estar atentos para esta questão. Para tanto, devem conhecer as  particularidades da adolescência e do uso do álcool nesta faixa etária.

O álcool na adolescência é fenômeno complexo,multifatorial e socialmente determinado. Participam da cadeia descritiva das causas do uso do álcool diversos fatores sociodemográficos no contexto do ambiente familiar, escolar além de outros fatores, como a relação com amigos e outros adolescentes(5). Os fatores que controlam a oferta, o acesso e o marketing envolvendo as bebidas alcoólicas são fundamentais para se compreender o contexto social, pois ultrapassam os fatores individuais.

O álcool é a substância psicotrópica considerada droga legal mais utilizada por adolescentes no Brasil e no mundo. Seu consumo nesse grupo é preocupante, tanto pela maior tendência à impulsividade e atividades de risco, nessa fase da vida, quanto pelo prejuízo ao desenvolvimento cerebral na infância e na adolescência, determinando repercussões durante a vida adulta. O consumo de bebidas alcoólicas compromete, sobretudo, a região cortical, afetando negativamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo. O uso de álcool na adolescência tende a ocorrer em conjunto com outros comportamentos de risco para a saúde, como o uso de tabaco e de drogas ilícitas, além de comportamentos de risco sexual e maior número de acidentes automobilísticos.”

LEIA TAMBÉM  Pesquisadores buscam biomarcadores da depressão e da esquizofrenia

Não deixe de conferir o guia completo clicando aqui.

Trazemos ainda mais uma notícia que ajuda a explicar as consequência que a bebida alcoólica pode ter antes dos 18 anos. Clique aqui e você será redirecionado.

 

Você também poderá se interessar por…

> Ansiedade: o que é, transtornos,  fatores de risco, tratamento 

> Traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos?

> Transtorno Bipolar: o drama de cada um