O que fazer para amenizar a crise de ansiedade

tratamento para ansiedade

Crises de ansiedade são mais normais e recorrentes do que podemos imaginar. Apresentando-se mais comumente em pessoas que possuem transtornos de ansiedade, como Síndrome do Pânico ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, estes ataques não deixam de ser comuns na maior parte das pessoas, quando nos preocupamos demasiadamente com o estresse do cotidiano ou aguardamos ansiosamente por algo que está por vir, principalmente se receamos resultados negativos.

Por que nos Preocupamos Tanto?

É parte das defesas do nosso sistema nervoso criar pensamentos preocupantes e tentar antecipar acontecimentos futuros, nos debatendo internamente a respeito de seus resultados e como estes irão nos afetar.

É dentro deste pensamento que muitas vezes acabamos deixando escapar o controle sobre nós mesmos, adentrando uma espiral que parece nos impedir de acreditarmos mesmo nas mais remotas possibilidades de resultados positivos.

Isto leva nossa ansiedade a níveis altíssimos, resultando na chamada Crise de Pânico ou Crise de Ansiedade. O tratamento para ansiedade é um processo longo e de profundo auto conhecimento, mas aliviar os sintomas das crises imediatas as vezes se faz necessário.

Contendo a Crise de Ansiedade

Para o tratamento da ansiedade em seus momentos mais agudos, em que “congelamos” e não sabemos o que fazer, indicamos algumas técnicas e comportamentos que podem ajudar você ou aqueles ao seu redor nos momentos mais preocupantes do pânico:

  • Respire Fundo: é muito importante nesta hora que você mantenha a calma e tente respirar profunda e calmamente. Se você não focar nisto inicialmente, é provável que acabe hiperventilando, cortando parte do seu oxigênio e piorando ainda mais os sintomas. Inspire profundamente, segure o ar por um instante e então expire calmamente, sentindo o diafragma se abrir e o peito subir e descer.
  • Distraia-se: contar de trás para frente ou levar seu foco para outras distrações é bastante importante para aliviar a sensação de sobrecarga que sentimos nesta hora. Leve sua mente para outro lugar, conte carros, nomeie capitais, saia do lugar ruim que sua cabeça lhe colocou, calmamente.
  • Relaxamento: você pode utilizar uma gama de possibilidades para voltar a relaxar. Músicas calmas, sons da natureza, filmes ou meditação, qualquer coisa que lhe ajude a lentamente sair do estado alerta da crise para seu estado normal. Seus músculos também estarão tensos, por isso dê tempo para que eles relaxem naturalmente.
  • Aceitando a Incerteza: finalmente, é importante lembrar que existem coisas que estarão sempre fora do nosso controle. Meditar em seu dia a dia e escolher um momento certo para suas preocupações são ótimas técnicas para retirar um pouco do peso do estresse e da ansiedade que rondam a todos nós. Uma melhor qualidade de vida e conseguir encarar os gatilhos das crises de frente, racionalmente, são os melhores jeitos de evitar futuros incômodos e garantir uma melhor saúde mental.
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