Como identificar a depressão?

A depressão é um distúrbio psicológico que atinge a vida de milhões de pessoas em todas as camadas sociais e localizações do mundo. Afetando nosso senso afetivo, esta patologia vem acompanhando a humanidade desde o começo de sua história, sendo apenas recentemente melhor estudada e compreendida.

De diferentes maneiras e por motivos bastante variados, a depressão afeta a vida de quem a carrega de maneira negativa, fazendo com que o dia a dia se torne difícil e algumas vezes impraticável, trazendo consigo uma gama de sintomas em diferentes intensidades e estágios.

tratamento para depressão

Características da Depressão

A depressão, como patologia e não como reação emocional a acontecimentos, como perdas na família ou crises pessoais, pode acarretar em diversos sintomas bastante difíceis para o paciente, entre eles estão:

  • Baixa auto estima;
  • Tristeza profunda;
  • Irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Sentimento de culpa;
  • Desânimo e cansaço fácil;
  • Falta de interesse e indecisão;
  • Sentimentos de medo, confusão, desesperança e insegurança;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração e raciocínio lento.

 

A depressão muitas vezes tem diversos sintomas simultâneos, que podem mudar com o tempo e acabam se entrelaçando e criando uma sensação de desesperança e tristeza completa.

Tratamento para Depressão

É impreterível ter acompanhamento de profissionais qualificados ao batalhar contra a depressão. Estes possuem o treinamento e conhecimento necessários para melhor compreender a patologia e os sintomas específicos de cada pessoa.

É importante ter total confiança no profissional, seja ele um psicólogo, terapeuta, analista ou psiquiatra, com quem você está se tratando. Encontre alguém que lhe agrade e com quem você se sinta seguro, para que assim, ele possa coletar as informações necessárias para chegar ao seu diagnóstico específico e possa encaminhar o tratamento adequado.

Medicação para Depressão

Outro ponto bastante importante e que deve ser levado sempre em consideração é a possibilidade de haver algum desequilíbrio hormonal na pessoa que está sofrendo com a depressão. Por isso, é importante realizar testes médicos com profissionais competentes para que possam ser identificados possíveis problemas físicos ou deficiência de hormônios que podem ser sanados com a ajuda de medicamentos.

LEIA TAMBÉM  Parar de fumar. Por quê?

Hoje em dia, os medicamentos para psicopatologias estão muito avançados, permitindo que pessoas com diversos distúrbios antes considerados intratáveis vivam satisfatórias vidas, livres dos sintomas da depressão e de outras doenças que antes as afetavam por toda a vida.

 

>> Esquizofrênia

>> Transtono Bipolar