Como identificar a depressão?

A depressão é um distúrbio psicológico que atinge a vida de milhões de pessoas em todas as camadas sociais e localizações do mundo. Afetando nosso senso afetivo, esta patologia vem acompanhando a humanidade desde o começo de sua história, sendo apenas recentemente melhor estudada e compreendida.

De diferentes maneiras e por motivos bastante variados, a depressão afeta a vida de quem a carrega de maneira negativa, fazendo com que o dia a dia se torne difícil e algumas vezes impraticável, trazendo consigo uma gama de sintomas em diferentes intensidades e estágios.

tratamento para depressão

Características da Depressão

A depressão, como patologia e não como reação emocional a acontecimentos, como perdas na família ou crises pessoais, pode acarretar em diversos sintomas bastante difíceis para o paciente, entre eles estão:

• Baixa auto estima;
  • Tristeza profunda;
  • Irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Sentimento de culpa;
  • Desânimo e cansaço fácil;
  • Falta de interesse e indecisão;
  • Sentimentos de medo, confusão, desesperança e insegurança;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração e raciocínio lento.

A depressão muitas vezes tem diversos sintomas simultâneos, que podem mudar com o tempo e acabam se entrelaçando e criando uma sensação de desesperança e tristeza completa.

Tratamento para Depressão

É impreterível ter acompanhamento de profissionais qualificados ao batalhar contra a depressão. Estes possuem o treinamento e conhecimento necessários para melhor compreender a patologia e os sintomas específicos de cada pessoa.

É importante ter total confiança no profissional, seja ele um psicólogo, terapeuta, analista ou psiquiatra, com quem você está se tratando. Encontre alguém que lhe agrade e com quem você se sinta seguro, para que assim, ele possa coletar as informações necessárias para chegar ao seu diagnóstico específico e possa encaminhar o tratamento adequado.

Medicação para Depressão

Outro ponto bastante importante e que deve ser levado sempre em consideração é a possibilidade de haver algum desequilíbrio hormonal na pessoa que está sofrendo com a depressão. Por isso, é importante realizar testes médicos com profissionais competentes para que possam ser identificados possíveis problemas físicos ou deficiência de hormônios que podem ser sanados com a ajuda de medicamentos.

Hoje em dia, os medicamentos para psicopatologias estão muito avançados, permitindo que pessoas com diversos distúrbios antes considerados intratáveis vivam satisfatórias vidas, livres dos sintomas da depressão e de outras doenças que antes as afetavam por toda a vida.

>> Esquizofrênia

>> Transtono Bipolar