Esquizofrenia

A esquizofrenia é um distúrbio mental caracterizado pela perda de contato com a realidade. Ela aparece geralmente no fim da adolescência e inicio da fase adulta, apesar de ser possível que os sintomas surjam mais tarde. De maneira geral, nas mulheres a doença começa mais tarde e tende a se apresentar de uma maneira mais leve.

A doença também se caracteriza por apresentar uma desorganização ou dissociação, que provoca um distanciamento entre as associações de ideias, emoções e atitude. A fala pode ser ilógica, sem conexão entre as partes e difícil de seguir. A língua acaba perdendo sua função de comunicação.

Quais são os principais sintomas da esquizofrenia?

• Dificuldades de estabelecer contato com as pessoas que estão ao redor.
  • Ideias e impressões estranhas.
  • Delírios auditivos. A pessoa com esquizofrenia pode ter a impressão de que está ouvindo vozes de pessoas, que geralmente causam um grande nervosismo.
  • Dificuldade de distinguir entre o que é real e o que não é.
  • Sentir uma falta de segurança permanente
  • Não aparentar ter emoções.
  • Isolamento social.

esquizofrenia

Os sintomas da esquizofrenia são divididos em duas categorias: os sintomas positivos e negativos. Os sintomas positivos são caracterizados por uma percepção falsa da realidade. As pessoas sentem, escutam, veem ou experienciam coisas que não existem para os que estão próximos. Já os sintomas negativos são aqueles que causam uma perda ou diminuição nas capacidades mentais da pessoa.

Onde tratar a esquizofrenia

A esquizofrenia, como toda doença psicológica, exige um acompanhamento realizado com uma equipe especializada. A Apoio Clínica conta com uma equipe qualificada para reconhecer e identificar os sintomas da doença e indicar o melhor tratamento.

Você também poderá se interessar por: