Estudo liga ansiedade a doença cardíaca

De acordo com o Wikipédia, a hipocondria é um estado psíquico em que a pessoa acredita sofrer de uma doença grave. Geralmente está associada ao medo irracional da morte, obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes, preocupação e auto observação do corpo constantemente, e em alguns casos, não acreditar nos diagnósticos médicos.

Uma pesquisa realizada na Noruega vincula a cardiopatia isquêmica à hipocondria. Depois de monitorar os pacientes, o pesquisador que liderou o estudo, notou que os participantes que relataram alto nível de ansiedade em relação à própria saúde, tinham mais chances de desenvolver doença cardíaca isquêmica, uma vez que a ansiedade em geral tem um efeito sobre o coração. Pessoas ansiosas tem uma frequência de batimentos cardíacos maior do que as outras.

Ajuda médica

Preocupar-se com a própria saúde e bem estar é importante para evitar futuras doenças, contudo quando essa preocupação é exacerbada e gera altos níveis de ansiedade, é preciso considerar procurar ajuda de um psiquiatra ou psicólogo que irá fazer uma série de perguntas e solicitar exames para avaliar o quadro geral, antes de diagnosticar a hipocondria.

O tratamento mais utilizado para pacientes diagnosticados com hipocondria é a psicologia cognitiva-comportamental. Essa metodologia irá permitir ao paciente reconhecer as causas de seu comportamento ansioso e ensinará formas de lidar com ele.

Leia a matéria completa aqui!

>> Estudo liga ansiedade a doença cardíaca

>> Pesquisadores buscam biomarcadores da depressão e da esquizofrenia