Psiquiatra explica funcionamento do lado primitivo do cérebro humano

O ser humano ainda preserva um lado primitivo do cérebro, herdado de nossos antepassados. É o que diz o psiquiatra e professor da Universidade de Sheffield, o americano Steve Peters, no livro “O Paradoxo do Chimpanzé”.

livro o paradoxo do chipanzé de Steve Peters
Em “O Paradoxo do Chimpanzé” o psiquiatra, consultor e professor Steve Peters apresenta um programa de gerenciamento mental que nos permite entender e gerenciar nosso cérebro emocional, de modo a tirar proveito de sua força quando ele trabalha a nosso favor e a neutralizá-lo quando não faz. Por meio de exemplos claros, diagramas e desenhos lúdicos e exercícios práticos, somos levados a conhecer o funcionamento de cada parte de nossa mente e a desenvolver as habilidades emocionais e os hábitos que permitirão alcançar uma vida mais feliz e bem-sucedida.

 

Ele afirma que a chave para o equilíbrio é domar a impulsividade de nosso “lado chimpanzé”, de modo a usar mais nosso hemisfério “humano”, responsável pelo raciocínio lógico. Na obra, o estudioso dá dicas de exercícios e práticas com este fim.

Ninguém melhor que Peters para ajudar nesta tarefa: o psiquiatra atua como consultor de esportistas de alto rendimento, profissão que exige um nível de disciplina e controle muito acima da média. O prof. Steve Peters é consultor do Liverpool FC e foi psiquiatra residente da Federação Britânica de Ciclismo entre 2001 e 2014, contribuindo para que a equipe britânica de ciclismo conquistasse 8 medalhas de ouro dentre as doze medalhas olímpicas conquistadas nos Jogos de Londres.

 

>> O que define a nossa personalidade?

>> Como o tratamento para esquizofrenia evoluiu ao longo do tempo

LEIA TAMBÉM  Autismo: o que é mais importante, a natureza ou o meio ambiente?