7 Sinais para procurar um Profissional de Saúde Mental

Trabalho, estudos e trânsito. Estes são apenas alguns dos muitos fatores que podem ser fontes de frustração, raiva e tristeza. Por mais que sejam parte normal da vida, estas sensações podem ser um sinal de que está na hora de buscar uma consulta psiquiátrica ou um psicólogo.

Por mais que ainda exista muito preconceito, buscar um profissional de saúde mental não é coisa de louco – muito pelo contrário! Reconhecer a possibilidade e de um problema e a necessidade de solucioná-lo é uma atitude de cuidado e preocupação saudáveis com si mesmo.

Confira alguns sinais de que chegou a hora de procurar ajuda profissional. A Apoio Clínica conta com um time de psicólogos e psiquiatras em Curitiba prontos para ajudar em qualquer situação!

 

bipolar1. Suas emoções são muito intensas e oscilam excessivamente

Nosso humor varia bastante, o que é normal e saudável. Mas, para algumas pessoas, as emoções são tão intensas e oscilam de uma forma tão agressiva que colocam em xeque a vida pessoal e profissional. É o sinal amarelo que se acende: estes são sintomas de transtornos como depressão e transtorno bipolar, que são diagnosticados por um profissional após uma consulta psiquiátrica.

 

sentimentos negativos2. Você vem perdendo relacionamentos

Você se afastou de amigos, família e parceiro repentinamente? Tem sentimentos negativos em relação a eles (como o ódio), sem motivo aparente? Não consegue traduzir suas sensações em palavras com uma pessoa de confiança? Cuidado: o afastamento de pessoas queridas pode ser sinal de que algo não vai bem.

Além disso, esteja aberto ao que os indivíduos ao seu redor têm a dizer. Eles muitas vezes percebem sinais que você não vê, justamente por terem uma visão de fora.

LEIA TAMBÉM  Depressão e desânimo atingem 59% dos desempregados, diz pesquisa

 

cansaço3. Você não se interessa pelo cotidiano

Se os seus antigos hobbies não te interessam mais e/ou seu rendimento no trabalho caiu a níveis alarmantes, isto pode ser sinal de que é hora de buscar uma consulta psiquiátrica: pessoas com depressão, por exemplo, não conseguem se interessar em atividades que antes lhes davam prazer. Falhas recorrentes e atípicas na atenção e na concentração também são indicadores de que algo está errado.

 

dor de cabeça4. O corpo fala

Problemas mentais podem ter sintomas físicos. Uma falta de ar constante cuja causa nenhum pneumologista consegue identificar é um exemplo de situação que deve soar o alarme. Sintomas gastrointestinais e dores inexplicáveis também podem ser indicadores de um distúrbio mental que precisa de atenção profissional. Portanto, fique sempre atento aos sinais do seu corpo: será que aquela dorzinha de cabeça nossa de cada dia não é algo mais?

 

compusão alimentar5. Você se apoia em excessos

Quando não estão em tratamento, pessoas com transtornos mentais geralmente apelam para certos hábitos como forma de compensar o que está errado. Álcool, drogas, cigarro e até mesmo comida podem ser uma forma de camuflar o que realmente está errado. Se você identifica que algum item funciona como muleta emocional ou sequer cogita adotar um hábito prejudicial para aguentar o dia a dia, agende uma consulta psiquiátrica.

 

tristeza6. Você não consegue superar a tristeza

Uma sensação prolongada de tristeza ou desânimo e/ou reviver um trauma (como a morte de um parente, o fim de um relacionamento ou uma demissão) frequentemente são sinais de que você precisa de ajuda.

 

prevenção ao suicídio7. Você pensa em se ferir

É outro sinal clássico de que algo está errado. Basta você cogitar a possibilidade de se ferir para que exista a necessidade de buscar uma consulta psiquiátrica e um tratamento subsequente.

LEIA TAMBÉM  Traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos?

 

>> Suicídios poderiam ser evitados com o diagnóstico e tratamento corretos

>> Simone Biles revela uso de medicamento para tratar TDAH