Tratamento para Parar de Fumar

O consumo do cigarro ganhou grandes proporções após a Primeira Guerra Mundial, quando a publicidade passou a associá-lo a um hábito elegante, além de utilizá-lo como meio de inserção social.

Não demorou muito para que o cinema passasse a veicular tal ideia e disseminasse ainda mais essa visão equivocada sobre o cigarro pelo mundo, propagando seu consumo na população de diversos países.

Somente na década de 50 começaram a surgir os primeiros estudos científicos que provavam que o cigarro era capaz de causar sérios problemas para o organismo. Mas, a luta contra o tabagismo foi ganhar força somente no início dos anos 70.

Atualmente o tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas sejam fumantes, sendo que o número é maior entre os homens.

Tratamento parar de fumar

O cigarro causa dependência, além de aumentar o risco de morte, principalmente quando consumido por um longo período, uma vez que compromete o organismo como um todo.

Segundo estudos científicos, fumantes apresentam risco dez vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e cinco vezes mais alto de sofrer de bronquite ou enfisema pulmonar. Além disso, o consumo do cigarro aumenta em cinco vezes o risco de infarto e em duas vezes as chances de sofrer um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame cerebral.

Fumantes também são mais suscetíveis a ter hipertensão arterial, úlceras, infecção respiratória, trombose e aneurismas.

O consumo do cigarro pode provocar impotência sexual masculina e favorecer complicações na gravidez e ao feto, especialmente no seu desenvolvimento.

Para ajudar o fumante a se livrar da dependência do cigarro, evitando estas consequências, existem tratamentos específicos que entregam ótimos resultados aos pacientes, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM  Tratamento para Depressão

Sintomas

A principal consequência do uso de cigarro é a dependência. Uma vez instalada, a pessoa sente um desejo incontrolável de fumar, chegando a atrapalhar a produtividade nos estudos ou no trabalho.

Dependentes da nicotina também perdem o controle sobre o consumo do cigarro, chegando a fumar uma grande quantidade por dia, precisando de ajuda para conseguir se livrar do vício.

O quadro de dependência de nicotina pode cursar com tolerância – usar quantidades cada vez maiores – e abstinência – sintomas ao interromper o uso, como por exemplo desejo intenso de usar novamente, ansiedade e irritação.

Tratamento para parar de fumar

tratamento para parar de fumarO tratamento para se livrar do cigarro deve ser feito junto a profissionais. Na fase inicial, é realizada uma avaliação clínica, que determina o grau de dependência do paciente, podendo escolher um tratamento adequado ao seu caso.

Existem várias opções de tratamento para parar de fumar. É possível que o médico solicite que o paciente faça terapia e indique o uso de medicamentos para controlar a abstinência.

Também há a possibilidade de realizar a TRN (Terapia de Reposição de Nicotina), que ajuda a controlar os sintomas da abstinência, reduzindo consideravelmente as chances de recaída durante o tratamento. São exemplos de TRN: goma de mascar e adesivos de nicotina.

Quando deixa de fumar, o paciente tem uma melhora significativa em sua qualidade de vida, tendo mais fôlego para realizar atividades diárias e praticar exercícios, além de minimizar o risco de contrair doenças.

Há, também, uma melhora na autoestima, já que é possível melhorar a aparência de dentes e unhas, inclusive se livrar do cheiro do cigarro, que costuma incomodar várias pessoas. Além disso, o paciente tem uma melhora considerável no olfato e paladar ao parar de fumar.

LEIA TAMBÉM  Tratamento para Esquizofrenia

Mas, para obter todos esses resultados, é fundamental consultar profissionais qualificados. Caso precise de ajuda e tratamento para parar de fumar, agende uma visita a uma clínica especializada em Curitiba, como a Apoio Clínica, e conte com o auxílio de médicos capacitados para se livrar da dependência do cigarro.