Tratamento para Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar (TB) é uma doença psiquiátrica na qual o paciente vivencia períodos de depressão e de ativação cerebral (chamados de mania / hipomania).

Alguns pacientes apresentam sintomas intensos de euforia e agitação, caracterizando os episódios de mania – que ocorrem no TB tipo I. Outros indivíduos apresentam sintomas mais leves e/ou breves de aumento de energia, caracterizando episódios de hipomania – que ocorrem no TB tipo II. Em ambos os tipos, os episódios de depressão podem ser duradouros e intensos.

Transtorno Bipolar

TB é transtorno psiquiátrico que atinge pelo menos 3% da população mundial.

Pessoas de quaisquer faixas etárias podem apresentar a doença, no entanto ela costuma atingir com maior frequência homens e mulheres no final da adolescência ou no começo da vida adulta.

Tal transtorno pode impactar negativamente no cotidiano do indivíduo, prejudicando suas relações sociais, familiares e profissionais.

A boa notícia é que existe tratamento para o TB, que ajuda a controlar a doença e garantir que o paciente leve uma vida normal, prevenindo novas crises.

Sintomas

Os sintomas do TB estão diretamente associados à fase da doença vivenciada pelo paciente. De um modo geral, os períodos depressivos tendem a ser mais frequentes que os períodos maníacos / hipomaníacos no decorrer da vida do paciente.

Os principais sintomas do quadro depressivo são humor deprimido, anedonia (redução da capacidade de sentir prazer), redução de energia (fadiga intensa), insônia ou sonolência excessiva, perda ou ganho de apetite e peso, dificuldade de concentração e memória e pensamentos negativos (com idéias de morte ou de suicídio em casos mais graves).

Transtorno Bipolar

Já na fase de ativação o indivíduo pode apresentar aumento de energia, pensamento acelerado, humor expansivo ou eufórico, menor necessidade de sono, grandiosidade, auto-estima elevada, aumento da libido, desinibição excessiva, entre outros sintomas. No episódio maníaco, que ocorre do TB tipo I, podem também ocorrem sintomas psicóticos, tais como alucinações (ouvir vozes, por exemplo) ou delírios (acreditar que está sendo perseguido, por exemplo), com alteração do juízo da realidade.

LEIA TAMBÉM  Tratamento para Ansiedade

A duração de cada fase é muito variável, podendo ser dias, semanas ou meses. De um modo geral, os episódio depressivos costumam ser mais prolongados que os episódios maniacos / hipomaníacos.

Tratamento para Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar não tem cura, mas seus sintomas podem ser perfeitamente controlados com o devido tratamento e acompanhamento médico, que ajudarão o paciente a levar uma vida estável e livre dos sintomas da doença.

Atualmente, o tratamento para TB envolve o uso de medicamentos, como o lítio, anticonvulsivantes e antipsicóticos, que são responsáveis por auxiliar no processo de estabilização do humor e prevenir novos episódios.

Além disso, a psicoterapia também é indicada como parte do tratamento, especialmente com o objetivo de conhecer melhor a doença e promover maior aceitação do tratamento, facilitando a identificação de sintomas de um novo episódio.

Transtorno Bipolar

O primeiro passo para tratar a doença é encontrar um médico qualificado, para realizar o correto diagnóstico do TB. Este profissional indicará o tratamento mais adequado e acompanhará o paciente.

Em Curitiba, a Apoio Clínica conta com profissionais altamente capacitados para diagnosticar e tratar casos de TB, inclusive para acompanhar o paciente, minimizando o risco de agravar a doença e desenvolver sérias complicações.

Ter o diagnóstico correto e tratamento adequado são fundamentais para evitar o sofrimento associado ao TB, tanto do paciente quanto de pessoas próximas. Por este motivo, não deixe de agendar uma visita a Apoio Clínica e consultar um dos médicos para garantir o tratamento e acompanhamento ideais!