Traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos?

É um tanto curioso perceber a influência que a infância tem para o resto de nossas vidas. Ela é capaz de interferir tanto de maneira positiva quanto negativamente nos adultos que nos tornamos. E, mais do que isso, uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) concluiu que traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos.

traumas de infância

Segue um trecho da notícia abaixo:

Sim, traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos

“Dita em voz baixa, calma e até um pouco enigmática, a frase “Fale-me sobre sua infância” é provavelmente a primeira que vem à cabeça de quem imagina um psicoterapeuta. E essa pergunta acaba de ganhar mais um reforço da ciência: uma tese de mestrado defendida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) determinou a importância da primeira infância (até os 6 anos de idade) para a saúde mental dos adultos. E mais: relacionou os diferentes tipos de trauma dessa época a males mentais específicos que desenvolvemos mais adiante na vida.

Para isso, foram analisados 120 indivíduos de 26 a 42 anos — 30 eram saudáveis, enquanto o restante possuía transtornos de ansiedade ou de estresse pós-traumático. Essas condições costumam ter um sintoma em comum, que também foi avaliado atentamente: o chamado déficit de discriminação ambiental. Ele consiste na dificuldade de interpretar o meio social em que o indivíduo está inserido. Pode ser na família, no trabalho ou na faculdade, por exemplo.

Causa e consequência

Pesquisadora responsável pelo levantamento, a psicóloga Vanessa Fernandes Fioresi descobriu que a maioria dos que sofriam de transtornos pós-traumáticos tinha passado por experiências chocantes de cunho mais geral durante a primeira infância. São situações de violência, por exemplo, ou desastres naturais — e geralmente acontecem de forma abrupta”.

LEIA TAMBÉM  ANSIEDADE: o que é, transtornos, fatores de risco e tratamento

 

Leia a matéria completa “Sim, traumas de infância interferem na saúde mental dos adultos”.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Como o tratamento para esquizofrenia evoluiu ao longo do tempo

>> Como o exame de sangue pode ser útil no diagnóstico e tratamento para depressão

>> 7 sinais para procurar um profissional de saúde mental