Tratamento para Ansiedade

Combater a Ansiedade
A ansiedade é uma reação normal que toda pessoa enfrenta diante de situações novas, gerando expectativa, dúvida e, em alguns casos, medo. Pode ocorrer quando se vai a uma entrevista de emprego, antes de passar por uma cirurgia ou no nascimento de um filho, por exemplo.

Normalmente, a ansiedade estimula a pessoa a agir e tende a prepará-la para o inesperado, favorecendo sua adaptação a novas condições, seja na sua vida pessoal, nos estudos ou ambiente de trabalho.

O problema é que para algumas pessoas a ansiedade é mais intensa, duradoura ou ocorre sem um motivo específico, caracterizando um Transtorno de Ansiedade, que pode prejudicar seriamente a qualidade de vida do indivíduo, interferindo diretamente no desempenho profissional, social e familiar.

Os Transtornos de Ansiedade atingem pessoas de todas as idades, sendo mais comum em mulheres.

Sintomas

A ansiedade apresenta-se como uma preocupação excessiva ou expectativa exagerada, com motivos pequenos ou sem motivos aparentes.

Nos quadros de ansiedade também podem ocorrer fadiga, irritabilidade, tensão muscular, inquietação, dificuldade de concentração e insônia. Além disso, alguns pacientes apresentam sintomas físicos, como palpitações, tremores, sensação de aperto no peito, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça e muscular, náuseas, aumento da pressão arterial e medo exagerado.

Pessoas com ansiedade excessiva têm dificuldade para relaxar, estão sempre com os nervos à flor da pele, passam muito tempo preocupadas e tendem a cobrar muito de si e dos outros, tanto no âmbito profissional como pessoal.

Comumente, esses sintomas físicos e emocionais costumam durar meses ou anos, causando impactos negativos na vida do paciente, que sente dificuldade em controlá-los.

Tratamento para ansiedade

O tratamento para ansiedade tende a ser feito com psicoterapia, realizada por um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos, que só devem ser utilizados sob orientação e prescrição médica e com o devido acompanhamento do profissional.

Ainda que o uso de medicamentos seja indicado para o tratamento dos transtornos de ansiedade, jamais se automedique! Sempre consulte um médico.

Muitas vezes o tratamento para ansiedade também envolve uma mudança no estilo de vida do paciente, com alterações em suas rotinas pessoal e profissional, equilibrando-as.

Embora os melhores resultados venham em longo prazo, a maioria dos pacientes já se sente melhor algumas semanas após o início do tratamento, conseguindo controlar melhor a ansiedade no dia a dia, sem prejudicar suas relações e rotinas pessoais e profissionais.

Para saber qual o melhor procedimento a ser adotado, é fundamental que a pessoa que sofre com ansiedade procure tratamento com profissionais altamente capacitados para lidar com o distúrbio e realizar um tratamento preciso e eficaz.

O diagnóstico individualizado e o estabelecimento do tratamento são feitos levando-se em consideração o histórico e estilo de vida do paciente, além de ser realizada uma avaliação clínica cuidadosa, com exames médicos complementares.

Caso enfrente problemas com ansiedade, procure uma clínica especializada em Curitiba, como a Apoio Clínica, e conte com o auxílio de profissionais para fazer o tratamento adequado ao seu caso, melhorando de forma significativa sua qualidade de vida.